Últimas postagens

Vinho Pode ajudar a combater diabetes

Pesquisas mostram que quantidades moderadas de vinho podem melhorar a saúde dos pacientes com diabetes, mas um novo estudo oferece evidências sobre o porquê disso. A equipe do Departamento Cardiovascular do Hospital Tongde em Zhejiang Provence, China, conduziu uma análise de nove estudos que melhor se encaixam em seus critérios e se aprofundaram nos dados. Os resultados foram publicados na revista Medicine.

Eles descobriram que os pacientes com diabetes podem se beneficiar do consumo moderado de vinho porque a bebida estava associada a menor pressão sanguínea e níveis mais baixos de colesterol. “O consumo moderado de vinho entre pacientes com diabetes mellitus tipo 2 poderia reduzir o nível de pressão arterial diastólica e o colesterol”, escreveram os autores. Verificou-se que os níveis de colesterol e pressão arterial diminuíram significativamente no dia seguinte ao consumo de vinho e ao longo de dois anos.

No entanto, outros fatores de risco para diabetes, como níveis gerais de glicose no sangue, não foram afetados. E, como este estudo foi uma análise retroativa, os pesquisadores não puderam selecionar um grupo de pacientes controlados; portanto, os sujeitos variaram amplamente em idade, níveis de consumo e outros fatores. “Pesquisas adicionais, incluindo intervenções mais longas e mais homogeneidade dos participantes são necessárias para afirmar a eficácia e a segurança da ingestão de vinho e sua associação com o risco de doenças cardiovasculares entre os diabéticos tipo 2”, finalizam.

Fonte: Revista Adega

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on delicious

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket